domingo, 28 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Resposta EMARP : Venda Ambulante

A 1a vez que o SOS Portimao escreveu sobre a Venda Ambulante em Portimão foi em Agosto de 2008, sendo que mais recentemente escrevemos de novo em 10 de Janeiro de 2010.

Após 1 ano e meio de primeira mensagem, e quase 2 meses depois recebemos uma resposta da EMARP na pessoa da Dra Margarida Madeira que a seguir transcrevemos :

'Ex.mos senhores,

Serve o presente para acusar a recepção do seu e-mail, de 10 de Janeiro de 2010, que nos foi reencaminhado pela Câmara Municipal de Portimão, relativamente ao assunto em epígrafe, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que este problema tem carácter provisório e está em vias de ser resolvido, uma vez que está prevista a alteração da localização da zona da feira.

Com os melhores cumprimentos,'

Aguardamos para ver e cá estaremos para informar de novo se nada mudar.

SOS PORTIMAO

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Câmara quer destruir Espaço Verde de Portimão

Relembrando que a semana passada a Câmara cancelou a sua reunião, sendo que amanhã, dia 24 de Fevereiro de 2010, pelas 10 horas vai realizar-se nova Sessão de Cãmara.

Em defesa do Ambiente e da qualidade de vida, o Marafado apela a todos os portimonenses para que estejam presentes.























Vamos ajudar a evitar a destruição do espaço verde junto à avenida S. Lourenço da Barrosa (antiga V 6). É um espaço digno, bem arranjado, que deve ser preservado.
Encontra-se em fase de apreciação a construção de uma estação de lavagem de automóveis naquele espaço.
Apesar de o proprietário não ser dono da maior parte do terreno (a maior parte é pertença de todos nós, é da Câmara), mandou-o entaipar. Só não o fez devido à oposição dos moradores da Urbanização Santo Expedito.
Respeitando todos os munícipes e utentes, deveria a Câmara Municipal de Portimão preservar o
Património Vegetal Municipal, não deixando utilizar aquele espaço para outro fim que não ZONA VERDE. Depois do que foi gasto na plantação de árvores e arranjos envolventes, é dever da Câmara tratar e preservar.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NO POUPAR É QUE VAI O GANHO!




É uma grande verdade que "No poupar é que vai o ganho". E para o provar a Câmara Municipal de Portimão deixou de tapar os buracos existentes nas ruas com massa betuminosa (alcatrão) e passou a fazê-lo com barro.
A má qualidade do barro usado leva a que, passadas algumas horas, os mesmos estejam pior do que inicialmente se encontravam pelo que os trabalhadores da Câmara não têm mãos a medir para tapar tantos buracos.

Esperemos que os tempos melhorem e haja massa betuminosa para tapar todos os buracos da minha cidade...




domingo, 21 de fevereiro de 2010

TURISMO SÓ DE SEGUNDA A SEXTA!






















O Posto de Turismo da Praia da Rocha foi inaugurado no ano de 2007. É um posto moderno cuja vertente principal é o atendimento ao público.
O Dr. António Pina, presidente de R.T.A., frisou na altura da inauguração "os horários de funcionamento terão de ser adaptados às necessidades dos turistas e à epoca do ano".
O Dr. Manuel da Luz disse no mesmo dia "O Posto de Turismo da Praia da Rocha tem o objectivo de receber os Turistas, constituindo uma ajuda para alavancar o turismo da região".
Falam todos muito bem, mas o que acabo de constatar é que o Posto de Turismo da Praia da Rocha e o de Portimão, situado este em frente ao Estádio do Portimonense, se encontram encerrados ao sábado e domingo. Pelo contrário, Carvoeiro e Aljezur têm os seus Postos de atendimento abertos aos turistas durante todos os dias da semana.
O Marafado apela aos responsáveis para que abram as portas dos postos de informação turística aos sábados e domingos. A marca e produto PRAIA DA ROCHA não se vende com portas fechadas.
Não se esqueçam, Senhores Doutores, que a maioria dos turistas são Portugueses, trabalham e
normalmente ao fim-de-semana é que nos visitam.
Dr. Manuel da Luz, ao abrir os postos de turimo ao fim-de-semana não só cria postos de trabalho como apoia mais eficazmente o TURISMO.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CÂMARA QUER DESTRUIR ESPAÇO VERDE!





















Vamos ajudar a evitar a destruição do espaço verde junto à avenida S. Lourenço da Barrosa (antiga V 6). É um espaço digno, bem arranjado, que deve ser preservado.
Encontra-se em fase de apreciação a construção de uma estação de lavagem de automóveis naquele espaço.
Apesar de o proprietário não ser dono da maior parte do terreno (a maior parte é pertença de todos nós, é da Câmara), mandou-o entaipar. Só não o fez devido à oposição dos moradores da Urbanização Santo Expedito.
Respeitando todos os munícipes e utentes, deveria a Câmara Municipal de Portimão preservar o
Património Vegetal Municipal, não deixando utilizar aquele espaço para outro fim que não ZONA VERDE. Depois do que foi gasto na plantação de árvores e arranjos envolventes, é dever da Câmara tratar e preservar.
Em defesa do Ambiente e da qualidade de vida, o Marafado apela a todos os portimonenses para que estejam presentes na QUARTA FEIRA, 17/2/2010, NA SESSÃO DE CÂMARA, às 10 horas,a fim de defenderem os seus interesses.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

REPUXOS INACTIVOS NA ALAMEDA!























Há meses que foram destruídos os repuxos da Alameda e não se fez nada para alterar o mau aspecto causado pela destruição daquelas grelhas.

Pelo facto destes repuxos estarem inseridos na Praça da Républica e se comemorar este ano o seu centenário, seria desejavel ver rápidamente resolvido este problema.

Um município com padrões de nível Europeu não pode embarcar numa política de irresponsabilidade e desleixo como esta.

Os responsáveis políticos deveriam olhar a Praça da Républica numa prespectiva de desenvolvimento do comércio local.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

DISSE E MENTI!





















Disse o Dr. Manuel da Luz que iria requalificar o Largo Gil Eanes e lutaria pela revitalização e maior atractividade do comércio e dos serviços.

Não disse a verdade pois a reconversão do espaço urbano que está a fazer não tem nada a ver com o que prometeu em campanha eleitoral.

Os Portimonenses viram esta obra ser iniciada há dois meses, mas, para além do que se pode ver nas fotografias, nada mais foi feito.

O Jardim Gil Eanes não estava em bom estado por falta de manutenção, mas a Câmara Municipal destruiu o pouco que existia. Esqueceu-se dos munícepes que utilizavam aquele espaço e, mais grave, dos comerciantes, que viram o seu negócio piorar. Taxas e impostos continuam a ser cobrados pela Câmara a quem ali trabalha esquecendo-se que o espaço envolvente não tem condições para a prática do comércio.

"Os políticos falam, falam mas não fazem nada!" afirmou o Dr. Manuel da Luz. Tendo em conta o caso do Largo Gil Eanes, vejo-me obrigado a dar-lhe razão... Não basta iniciar uma obra, é preciso acabá -la! Para manter a obra neste estado era melhor não a ter começado.

O Marafado espera dos políticos mais seriedade. Não prometam aquilo que sabem de ante mão que não podem cumprir!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

TRABALHO À PORCA JANOTA!





















Gasta-se tempo a fazer obras que não aguentam até receber o dinheiro.

Refiro-me às pranchas de granito mal aplicadas, que dão um mau aspecto ao Largo da Fortaleza de Stª Catarina e que destroem os "Vai e Vem" que por ali passam.

Foi este pavimento reparado por duas vezes. Será que à terceira é de vez?

O Marafado espera que se faça o restauro rapidamente, antes da vinda

dos turistas, para que este não seja mais um postal de boas vindas, igual a tantos outros.

ATENÇÃO... PERIGO DE MORTE!





















Na V3 (Avenida das Comunidades Lusíadas) foram derrubados 7 candeeiros de iluminação pública deixando à vista os fios eléctricos, alguns com corrente, como se pode ver na foto.
É uma irresponsabilidade total do Sr. Presidente Manuel da Luz, pois qualquer pessoa ou animal pode ficar eletrocutado naqueles fios. São cabos eléctricos mal isolados em contacto com relva e água.
Seria conveniente tomar medidas de protecção mais eficazes:
1ºIsolamento e inacessibilidade dos elementos condutores.
2ºTodo o isolamento deveria ser feito com material dieléctrico (não condutor de electricidade) e
colocado dentro de uma caixa aprovada para este fim.
A electricidade não admite improvisações! Ela não tem cheiro, não tem cor ,não é quente nem fria... é FATAL.
O Marafado apela aos responsáveis para a resolução rápida deste problema. Se tal não suceder, será obrigado a colocar placas de sinalização alertando para o PERIGO DE MORTE.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

NUNCA DERRUBE UMA ÁRVORE!



























A Câmara de Portimão derrubou vinte árvores na Zona Ribeirinha há mais de dois anos e ainda não teve a hombridade de mandar plantar outras no mesmo sítio.
Deveriam ser estas entidades a dar o bom exemplo, mas na realidade são as menos conscientes do seu dever.
Uma árvore nunca atrapalha, pelo contrário, ajuda a viver melhor.
Derrubar uma árvore é um crime grave contra a natureza.
Por isso, se algum cidadão tiver o azar de o fazer, deverá plantar outra no seu lugar.
O Marafado espera dos responsáveis por este abate mais responsabilidade e consciência, para
que todos possamos viver melhor o dia de amanhã.
Portimão não tem zonas verdes.Criem-nas e por favor não destruam as poucas que existem!