domingo, 24 de janeiro de 2010

DIFÍCIL ACESSO A BOCA DE INCÊNDIO!






São estas as bocas de incêndio colocadas junto ao tecto do Armazém Chinês sito na Av. D . Afonso Henriques.

Esta loja tem certamente licença de utilização concedida pela Câmara Municipal de Portimão, caso contrário não estaria aberta há tantos meses.

O Marafado não crê que as medidas de segurança contra risco de incêndio neste estabelecimento tenham o visto do S. N.B.(Serviço Nacional de Bombeiros) ou que a Câmara Municipal o tenha alguma vez fiscalizado.

Um Portuguesinho não tinha a mínima hipótese de abrir o estebelecimento enquanto não tivesse tudo em ordem, os chineses abrem-nos e não são alvo de qualquer fiscalização.

O Marafado espera que a lei da segurança contra incêndios seja cumprida por todos e não apenas por alguns.

PASSEIO PÕE EM PERIGO PEÕES !









É este o estado lastimável em que se encontra a obra iniciada há mais de um ano, pondo em perigo quem utiliza os passeios circundantes.
Construímos a maior rota Acessível da Europa no interior de uma cidade (6Km), mas esquecemos que há uma obra na Rua Mouzinho de Albuquerque que não tem a protecção devida, pelo que qualquer pessoa está sujeita a cair naquele buraco. É uma irresposabilidade!
O Marafado pergunta:
-Onde anda a fiscalização desta Câmara?
-Se alguém cair e ficar mal, quem é o responsável?
-É este o nosso cartão de visita?

Uma Câmara responsável já tinha mandado fazer uma vedação que protegesse a obra e desse segurança aos peões que por ali passam.

O Marafado pede mais qualidade de vida e desenvolvimento. sustentável.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LEMBRAR MANUEL TEIXEIRA GOMES !








"Na preocupação de respeito e de defesa dos motivos dos valores culturais da nossa terra, o grupo "Amigos de Portimão" de há muito compreendia que tardava um gesto de homenagem a Manuel Teixeira Gomes.
Homenagem que só tomaria a força das coisas vivas, num encontro de todos com o escritor.
E melhor ponto de encontro não adivinhou outro o grupo "Amigos de Portimão" que não fossem as tábuas de um palco da sua terra."
Grupo "Amigos de Portimão"
É meu dever como portimonense lembrar o esforço espantoso feito pelo grupo de Teatro Amador "Amigos de Portimão", constituído por pessoas das mais diversas proveniências e categorias sociais, que teve a coragem de pôr em cena a peça "Sabine Freire", escrita por Manuel Teixeira Gomes.
Embora Teixeira Gomes tenha escrito e afirmado categoricamente que a sua única peça teatral "era absolutamente irrepresentável", sob a direcção competente do "Mestre" João Tavares foi feita a 1ª representação Nacional em 31 de Agosto de 1968, no Cine Teatro de Portimão. Dizem os poucos ainda vivos que "Aquilo é que foi uma lição de teatro".
Como amante de teatro, espero ver homenageados pela Câmara Municipal os artistas do Grupo "Amigos de Portimão", que deram vida à comédia "Sabina Freire".

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

É FALTA DE VONTADE SR.MANUEL DA LUZ!


























É na verdade uma falta de respeito pelos munícipes Portimonenses.Há um ano chamei
a atencão do Dr. Manuel da Luz ou do Vereador com pelouro de Segurança Rodoviária para se dignar mandar pintar um traço contínuo na estrada que dá acesso à Escola Júdice Fialho (Av. Gil Vicente). Uma vez que existem duas entradas para o parque de estacionamento, com um traço contínuo , evitar-se-iam manobras perigosas e longas filas. Nada foi feito.
O automobilista, se for obrigado a contornar a rotunda, facilita o acesso ao parque de estacionamento, faz a manobra em segurança, sem pôr em perigo a sua vida e a de quem circula em sentido contrário.
Como vê, Dr. Manuel da Luz, é fácil (manda um trabalhador pintar o traço contínuo), é barato (chega um lata de tinta) e dá segurança (evita acidentes e longas esperas).
O Marafado apela mais uma vez à boa vontade da pessoa responsável por este trabalho, ciente que é da máxima urgência este traço contínuo.
Já agora também pode mandar colocar uma chapa de proibição de voltar à esquerda.

O Marafado

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lamaçal vergonhoso junto do Hospital Particular do Algarve




Quem passa diariamente na estrada para Alvor conhece bem o lamaçal vergonhoso que é junto ao cruzamento para o Hospital Particular do Algarve. Um acesso a um Hospital em que ninguém pode passar a pé não me parece positivo para ninguém nem para nada ..... basta olhar para as imagens para perceber que alguém não está a fazer bem o seu trabalho de fiscalização.

O facto de se tratar de uma empreendimento turístico de grande interesse para o Município não pode ser desculpa para tamanho desleixo. Apela-se à Câmara Municipal de Portimão que intervenha, apela-se ao Sr. Vereador responsável pelo pelouro das obras e da fiscalização das mesmas que coloque em campo os seus fiscais.

Sugestão : limpeza diária, e não é com um coitado de vassoura na mão, mas sim com água para que pelo menos durante o dia a estrada esteja limpa e o acesso ao Hospital com a dignidade que merece

Reclamação enviada nesta data à Câmara Municipal de Portimão, via página do munícipe.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MELHOR MUNICÍPIO DO PAÍS PARA VIVER ?









Isto é uma lixeira a céu aberto junto às Vilas da Bemposta (aldeamento turístico).



A actual lei atribui aos municípios a gestão dos resíduos provenientes das obras particulares, o que não está a ser assegurado pelo município de Portimão.


Devia ter a Câmara de Portimão um papel decisivo na fiscalização deste depósito ilegal de resíduos, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida da população.


O Marafado apela a todos os munícipes para que não depositem os seus resíduos em terrenos baldios ou matas e os encaminhem para o aterro sanitário ou,melhor ainda, os RECICLEM.



O Marafado


PORTIMÃO À ESPERA DE LIMPEZA!







São passados mais de 6 meses e está tudo na mesma.
Diz o Dr. Manuel da Luz "... é necessário promover o destino, nomeadamente com campanhas agressivas nos países emissores de turistas, concentrando grandes verbas da promoção nesses mercados".
Uma afirmação acertada, mas esquece-se que a promoção se faz retirando pequenas verbas das campanhas e investindo- as em limpeza e qualidade de vida.
Se queremos promover o Algarve, temos que acabar rapidamente com estas lixeiras.
Portimão precisa de gente responsável que olhe pelo bem estar de quem cá vive e de quem nos visita.
O Marafado

domingo, 10 de janeiro de 2010

Venda Ambulante em Portimão

Em Agosto 2008, o SOS Portimão enviou reclamação à Câmara Municipal de Portimão acerca do estado deplorável em que fica a zona de venda ambulante, junto ao Mercado Municipal de Portimão ao final das manhãs de Sábado.

Passado mais de um ano e meio depois, pouco mudou - basta ver as fotos a seguir !






Nesta data, enviada Reclamação à Câmara via página do municipe.

É URGENTE UM PASSEIO!







sábado, 9 de janeiro de 2010

É URGENTE UM PASSEIO!

Há ano e meio que chamei a atenção do Dr. Manuel da Luz para a necessidade da construção de um passeio na estrada que dá acesso à Escola Júdice Fialho e à Escola E B 1 da Pedra Mourinha (Avenida Gil Vicente), escolas frequentadas por centenas de alunos.
Passados mais de 18 meses nada foi feito e pergunta o Marafado:
-É esta a forma de dar mais qualidade de vida aos Portimonenses?
-É este o desenvolvimento sustentável para Portimão?
Não, Sr. Presidente, isto é falta de respeito por todos os que se vêem obrigados a utilizar esta via, sem o mínimo de qualidade e segurança.
O Marafado, em nome de todos os utilizadores, vem mais uma vez pedir ao Sr. Presidente Manuel da Luz se digne dar ordens para a construção do referido passeio.
Espero que esta pequena intervenção seja uma das grandes prioridades a concretizar nos primeiros 100 dias deste mandato.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CÂMARA DE PORTIMÃO METE ÁGUA NAS PASSADEIRAS ELEVADAS...





O ano de 2009 ficou caracterizado pela intervenção na rede viária do Município de Portimão, com a criação de passadeiras elevadas.

O Dr. Manuel da Luz “melhora as acessibilidades, facilita a circulação de trânsito e aumenta a segurança”, criando passadeiras que não dão a mínima segurança aos automobilistas e peões.

Sr. Presidente, dizer que “é reconhecido aos cidadãos que se deslocam a pé um direito alienável, o de fazerem a sua vida do dia a dia com o máximo de conforto e em total segurança” é verdade, mas não é o que podemos constatar no nosso dia a dia.

O Marafado, atento a obras mal executadas, pede mais qualidade de vida e menos conversa fiada.

Oportunamente darei a conhecer outras situações que mostram o que não é Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável.

Enviado, nesta data, comentário à Câmara Municipal de Portimão, via página do munícipe.