terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LEMBRAR MANUEL TEIXEIRA GOMES !








"Na preocupação de respeito e de defesa dos motivos dos valores culturais da nossa terra, o grupo "Amigos de Portimão" de há muito compreendia que tardava um gesto de homenagem a Manuel Teixeira Gomes.
Homenagem que só tomaria a força das coisas vivas, num encontro de todos com o escritor.
E melhor ponto de encontro não adivinhou outro o grupo "Amigos de Portimão" que não fossem as tábuas de um palco da sua terra."
Grupo "Amigos de Portimão"
É meu dever como portimonense lembrar o esforço espantoso feito pelo grupo de Teatro Amador "Amigos de Portimão", constituído por pessoas das mais diversas proveniências e categorias sociais, que teve a coragem de pôr em cena a peça "Sabine Freire", escrita por Manuel Teixeira Gomes.
Embora Teixeira Gomes tenha escrito e afirmado categoricamente que a sua única peça teatral "era absolutamente irrepresentável", sob a direcção competente do "Mestre" João Tavares foi feita a 1ª representação Nacional em 31 de Agosto de 1968, no Cine Teatro de Portimão. Dizem os poucos ainda vivos que "Aquilo é que foi uma lição de teatro".
Como amante de teatro, espero ver homenageados pela Câmara Municipal os artistas do Grupo "Amigos de Portimão", que deram vida à comédia "Sabina Freire".

Sem comentários: