quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resposta da Portimão Urbis : Horário do Portão do Parque de Feiras e Exposições - Ponte Ferroviária


O SOS Portimão recebeu, em 13 p.p., a seguinte resposta da Câmara Municipal de Portimão :

"Relativamente ao v/e-mail de 30 de Março de 2011, serve o presente para informar V. Exa. que a informação prestada pela Portimão Urbis – Sociedade de Gestão e Reabilitação Urbana E.M. S.A. é a seguinte: “o portão supra mencionado funciona todos os dias no seguinte horário: 07h00 às 00h00.

Mais se informa que foi recentemente colocada sinalética informativa no portão em questão, de forma a minimizar os inconvenientes que possam ser causados aos peões na passagem do mesmo.”

Link com foto do portão

O SOS Portimão agradece à Portimão Urbis por ter colocado a placa, o que vem ajudar e informar todos os portimonenses do horário da mesma.

terça-feira, 24 de maio de 2011

PRAIA DO VAU TEM NASCENTE!

1 Manilha onde nasce a água


2 Tubos ladrões no interior do túnel


3 Saída do túnel

4 - Interior do túnel


Pois é, temos que chegar à conclusão que na praia do Vau há uma nascente de água que por vezes cheira mal, no interior do túnel que liga a linha de água à praia (fotos 1 e 2).

Água que leva a correr há vários dias, embora não seja abundante porque as chuvas ou regas nos últimos dias não têm sido muitas.

O facto de ter bandeira azul não prova que as águas provenientes da nascente não cheirem mal e que as areias não sejam um foco de poluição.

Pois é, vamos deixar de conversa fiada. O Marafado pede que seja limpo com frequência o leito da linha de água e que esta seja ligada directamente ao mar.

Depois de estes trabalhos serem feitos poderemos dizer que temos uma praia limpa e segura, que merece ter a bandeira Azul .

sexta-feira, 20 de maio de 2011

APONTAMENTOS DE PORTIMÃO 6


Já foi à 88 anos que um grupo de republicanos mandou imprimir umas centenas de panfletos na Tipografia Santos e os distribui-o por Portimão.

Estávamos no ano de 1923 e era Presidente desta Câmara Dr José António dos Santos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

VIRAR À ESQUERDA COM SEGURANÇA!


Esta é mais uma situação que já deveria ter sido resolvida.
Quem desce da Rotunda das Cardosas para o Largo Gil Eanes (Estrada de Monchique sentido Norte/Sul) encontra à esquerda a Rua do Moleiro, via para onde se pode virar.
Gostaria de alertar para alguns aspectos:
1ª Trata-se de uma entrada/saída relativamente apertada.
2ª Quem circula de norte para sul, ao tentar entrar na rua do Moleiro, congestiona o trânsito nos dois sentidos.
3º Não é a primeira vez que se dão acidentes neste cruzamento.
Para evitar acidentes e congestionamentos, o Marafado sugere que quem entra no sentido norte sul seja proibido de virar à esquerda.
Portimão vai melhorar!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESTACIONAMENTO ABUSIVO NO AQUA PORTIMÃO!

um Um cidadão anónimo, preocupado com o que se passa na cidade de Portimão, denuncia a falta de respeito que há para com os utentes do Vai e Vem.

O estacionamento abusivo por inúmeras viaturas nos lugares de paragem do autocarro e a segunda via ocupada por táxis, leva a situações anormais numa via que tem todas as condições para se circular com segurança.
Os taxistas ganham a vida honradamente, mas não têm lugar para estacionar e recolher os clientes.

Na terceirra via aparece o Vai e Vem, mal parado, impedindo a normal circulação do trânsito pondo em perigo os utentes deste meio de transporte.Aos responsáveis pela circulação e estacionamento nesta cidade pede-se mais atenção e mão pesada para quem não cumpre as regras.

Ao leitor anónimo o meu muito obrigado.

O Marafado

domingo, 15 de maio de 2011

APONTAMENTOS DE PORTIMÃO 5

Chaminés que existiam em Vila Nova de Portimão no início do século XIX.
A cor predominante era o branco.
São o símbolo da região e uma prova da influência Árabe de cinco séculos.

terça-feira, 3 de maio de 2011

CÂMARA ESBANJA DINHEIRO PÚBLICO!



Até parece que vivemos numa cidade rica que não tem problemas financeiros!

A Câmara de Portimão, Portimão Urbis, pouco interessa, alguém a quem não custou a ganhar, dá-se ao luxo de destruir seis postes em alumínio, com dezenas de placas de sinalização, que estavam em devidas condições, na Rotunda das Cardosas.
É desta forma que a Câmara esbanja o nosso dinheiro. São milhares de Euros destruídos, que provavelmente ainda vão dar algum lucro a algum passante que levará este amontoado de alumínio para o sucateiro.
O Marafado pergunta se ninguém é responsabilizado por esta destruição.
Sr. Manuel da Luz, abra os olhos e diga ao Engenheiro Brito que não é assim que se trata a sinalização rodoviária.
Os munícipes desta cidade que o elegeram merecem mais respeito!

domingo, 1 de maio de 2011

APONTAMENTOS DE PORTIMÃO 4

Pedras de litografia da Fábrica Judice Fialho
"Você sabe o que é litografia?
A litografia é uma técnica da gravura inventada há duzentos anos pelo músico alemão Alois Senefelder, que buscava uma forma de reprodução de suas partituras musicais. Sua invenção portanto, tinha propósitos puramente comerciais: inicialmente para a difusão de peças teatrais e depois para a reprodução rápida e em larga escala de documentos, edição de jornais, revistas, rótulos, calendários, enfim, toda a espécie de material gráfico comercial. Mais ou menos cinqüenta anos após sua invenção, esta técnica despertou a atenção de inúmeros artistas, que perceberam suas infinitas possibilidades expressivas. Goya foi o primeiro artista a distinguir estes valores na litografia e a partir de suas gravuras, a maioria dos artistas modernos, em algum momento de suas trajetórias, experimentou esta linguagem. Devido a este fato, Goya é considerado em inúmeros livros de história da gravura, o "inventor" da litografia, pois foi o artista que, transcendendo às questões técnicas compreendeu sua linguagem elevando-a ao lugar de obra de arte."
Texto retirado do blogue http://www.mriamtolpolar.com/

ESTALEIRO NÃO TEM PLANO DE SEGURANÇA!

Como tudo na vida, há regras para cumprir, o que não sucede neste e em muitos outros casos na cidade de Portimão. Então vejamos.
Há muitos anos que se faz de um terreno destinado à construção, cito na Quinta das Amendoeiras (Urbanização da Algarvesol), um estaleiro que não cumpre as regras de segurança e higiene porque o dono da obra:
1ºNão mantém o estaleiro em boa ordem e em estado de salubridade adequado;
2ºNão delimita e organiza as zonas de armazenamento de materiais;
3ºNão recicla ou evacua resíduos ou escombros (ver foto);
4ºNão cumpre os indicadores do coordenador de segurança em obra.
Resumindo, não fez a comunicação prévia da abertura de estaleiro à Inspecção-Geral do Trabalho, prevista no artº 15 do DL nº273/2003, da responsabilidade do dono da obra, por tal o plano de segurança e saúde não está a ser cumprido.
O marafado apela aos fiscais desta Câmara que tomem as devidas providências para que se cumpra a lei.