domingo, 13 de março de 2011

APONTAMENTOS DE PORTIMÃO 1

Festas da Amendoeira e Carnaval em Portimão - Domingo, 28 de Fevereiro de 1954

" Comboio em miniatura" que durante os dias do corso esteve em constante movimento, circulando à volta do jardim, com as suas 12 carruagens, sempre com lotações excedidas.

" O carro da mala " onde se fazia publicidade à "Tipografia Lumen","Sapataria Oriental", "Pires Alfaiataria" e muitos outros comerciantes da nossa cidade.

Carruagens e o "Carro do Rei"
Carro alusivo ao "Portimonense", apresentado e tripulado pelo sr. Joaquim A. Carvalho Pais.

Carro "Cesto de Flores"
" Com lindos dias de verdadeira primavera realizaram-se (...) as festas da Amendoeira e Carnaval em Portimão, que tiveram a presenciá-las, milhares de pessoas não só de Portimão e arredores, como das restantes localidades da província e ainda de Lisboa e outros, de todo o país.
Os foliões, e não queremos esquecer também as folionas, tiveram durante três dias, tempo suficiente para darem largas ao seu entusiasmo, brincando a seu modo, isto é, obrigando os adversários a comer confetti, metralhando-os com saquinhos e arremessando com fartura rolos de serpentinas.
O brilhantismo e excelente organização deve-se aos Ex.mos Srs. António Júdice de Magalhães Barros, Dr. José Costa Guerreiro de Matos, e pelos comerciantes Gonçalves António Joaquim dos Santos (JPS), José Francisco Oliveira Silva e Luís António Peixinho.
Por fim resta-nos informar e isto fazemo-lo com satisfação. Tudo decorreu na melhor ordem não se tendo registado o mais pequeno desastre, roubo ou simples desordem, pelo que os serviços de policiamento a cargo da polícia de segurança e guarda republicana, em nada tiveram que intervir".
Publicado no Semanario de Defeza Regional COMERCIO DE PORTIMÃO de 4 de Março de 1954.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Amigos
A foto relativa ao Portimonense, gostava de saber quem tem essa foto? Pois aqui no site não tem qualidade. Gostava de falar com essa pessoa.
Muito Obrigado

Anónimo disse...

meu email
jm5psc@hotmail.com