domingo, 27 de junho de 2010

SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER VER!




Este é mais um mamarracho que envergonha a nossa cidade.
É um esqueleto em betão armado cito na Praia da Rocha, junto ao Miradouro, que foi construído nos anos 80.
Há mais de um quarto de século que a vereação Socialista vem prometendo resolver esta vergonha.
O Sr. Presidente Manuel da Luz diz que "Portimão deu um salto qualitativo da maior importância e só não vê quem não quer ver".
O Marafado continua a ver este monstro de betão que é um verdadeiro atentado à paisagem urbana e que de qualidade não tem nada. Apenas contribui para a proliferação de animais que incomodam quem tem o seu negócio por perto, já não falando no mau cheiro e na arrecadação a céu aberto de mesas, cadeiras e todo o tipo de lixo.
Não é este de certeza o turismo de qualidade que os portimonenses e todos os que nos visitam merecem e que o Sr. Presidente quer promover!
Vamos ver Potimão com olhos de ver e acabar com estas aberrações!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AR CONDICIONADO MAIS CARO!



O Regulamento de Taxas do Município de Portimão encontra-se em apreciação pública, de acordo com o disposto no artigo 118º do Código de Procedimento Administrativo.
O valor das taxas foi apurado em estudo financeiro e económico expressamente elaborado para o efeito.
E é esta a realidade: "1.5. Aparelhos de ar condicionado, quando colocados no exterior das fachadas ou varandas e não integrados no projecto de construção, estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de 34,85€ (unidade/ano), por provocarem impacto negativo de natureza ambiental e urbanística".
É necessário trazer ordem e disciplina à cidade para dignificá-la.
O Marafado espera que seja feito, por parte da Câmara, um levantamento exaustivo de todos os aparelhos existentes e que haja abertura de ambas as partes (Câmara e propriétarios) para encontrarem soluções para nova localização dos aparelhos.
Espera também que o prazo para legalização nunca seja inferior a 90 dias a contar da afixação do respectivo edital.
Partindo do princípio que esta taxa foi criada com o intuito de melhorar o impacto ambiental e urbanístico, e tendo em conta a necessidade dos aparelhos e a situação actual do país, deveria o valor taxado ser mais baixo e exigir-se ao propriétario que os aparelhos não coloquem em causa a beleza das fachadas e toda a zona envolvente.
Espero que seja a Câmara a primeira a dar o exemplo!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CIDADANIA



Cidadania é a expressão que designa o conjunto de direitos e deveres que uma pessoa possui dentro de determinada sociedade.
Ser cidadão é respeitar as normas da sociedade em que vive, não conspurcando nem destruindo o bem comum.
Não é admissível que vendedores ambulantes pintem passeios e estrada , no sítio onde os ciganos montam as bancas, perto do Mercado Municipal (ver foto).
Em nome do bem comum devem estes vendedores acatar as normas impostas pela colectividade, sem as quais não seria possível viver.
À autoridade é exigida uma maior vigilância para que estes passeios e alcatrão não sejam completamente pintados.