domingo, 25 de abril de 2010

PORTIMÃO (ERA) CIDADE LIMPA


Portimão era e é uma cidade limpa, exceptuando alguns sítios como o que se vê em frente ao Palácio Bivar (Câmara Municipal de Portimão).
O Marafado pede aos Executivos da Câmara que passem a estacionar uma vez por outra no largo em frente à Câmara e assim aperceber-se-ão da lixeira aí existente.
É espantoso não haver ninguém capaz de pedir ao Sr. Eng João Rosa para que mande um funcionário limpar.
Há poucos dias, 21 de Março, tentaram limpar todas as pequenas lixeiras, mas esqueceram-se desta .
O Marafado aproveita para, em nome de todos os Portimonenses, agradecer à D. Patrícia Fava, como coordenadora do projecto "Limpar o Algarve", o bom trabalho e o resultado conseguido.
Continuarei a denunciar situações como esta até ao dia em que a actuação dos responsáveis permita a todos, residentes e turistas, sentir prazer em viver na cidade de Portimão.

terça-feira, 20 de abril de 2010

"UMA CIDADE AMIGÁVEL E SEGURA"


Disse o D. Manuel da Luz no seu programa eleitoral:
"Vamos ter Uma cidade amigável e segura e no que respeita ao Jardim Bivar irá ser requalificado, mantendo a sua traça original."
O Marafado chama a atenção dos responsáveis, e em especial do Sr. Presidente, para o facto
desta tampa, cita no jardim Bivar, se encontrar partida há mais de seis meses.
Em tempos que já lá vão este era o local privilegiado pelos "senhores" e pelos pares de namorados. Hoje é o jardim dos velhotes e drogados.
O Marafado, em nome de todos os Portimonenses, pede a quem de direito que policie mais a referida zona e mande tapar aquele buraco antes que alguém fique mal.
Sr. Dr Manuel da Luz, espero que desta vez faça aquilo que lhe compete: "zelar pelo bem-estar de todos" e, por favor, não me obrigue a fazer uma tampa.
Por uma "cidade amiga e segura" o Marafado espera ver este problema resolvido rapidamente.

sábado, 10 de abril de 2010

"É PRECISO MUDAR MENTALIDADES"


Passados poucos dias, o terreno baldio junto aos Jardins da Bemposta, que foi limpo pela EMARP, volta a ser palco de descargas clandestinas de entulho de obras, móveis e detritos industriais.
O Marafado apela ao civismo dos cidadãos para que acabem as lixeiras clandestinas.
O Marafado apela também aos fiscais da EMARP para que:
-1ºAnalisem os entulhos pois se o fizerem descobrirão quem são os infractores;
-2ºPassem periodicamente pela zona para que possam ter a possibilidade de apanhar os infractores em flagrante.
Vamos respeitar o meio ambiente e colocar os resíduos no local adequado.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

AS PRESSAS DÃO EM VAGAR!


"Não há pressa que não dê em vagar" é um ditado muito antigo. Nos casos que as fotografias retratam existem ainda OUTROS PROBLEMAS:
-1.º Na Rua dos Antigos Combatentes, nos Três Bicos, o acidente deu-se por existir um cruzamento a meio da referida rua e não haver sinal de proibição de ultrapassagem, de limite de velocidade ou ainda uma linha no piso que impedisse a ultrapassagem e limitasse a velocidade.
Um dos veículos ultrapassa o outro, não se apercebendo o condutor que o carro que circula à sua frente tinha o pisca ligado para virar à esquerda. Para não bater no carro que ia mudar de direcção, vai embater no tapume (Fotos 3 e 4).
2º Na entrada da Rua Infante D. Henrique são muitos os carros estacionados nos passeios. O Marafado pergunta onde está a Polícia que não vê nada disto. Provavelmente, se não houvesse carros em cima do passeio não se teria dado o acidente (Fotos 1 e 2)
3º No cruzamento da Estrada de Alvor com a Rua Mouzinho de Albuquerque, se os semáforos estivessem a funcionar o acidente poderia ter sido evitado. Estes semáforos não funcionam há mais de um ano (Foto 5).
O Marafado apela a quem de direito que mande colocar sinais onde fazem falta, mande reparar e ligar os semáforos que estão desligados e, por último, alerte a polícia para a necessidade de multar os prevaricadores que estacionam os carros em cima dos passeios.




domingo, 4 de abril de 2010

AINDA HÁ PESSOAS MUITO PORCAS!



Em 11 de Janeiro chamei a atenção da Câmara Municipal de Portimão (EMARP) para o facto de existir uma lixeira a céu aberto junto ao aldeamento turístico Vilas da Bemposta.
Voluntários e a EMARP, no dia 20 de Março, recolheram parte do lixo existente nestes terrenos baldios. Por não ter sido possível recolher todo o lixo nessa data, a EMARP disponibilizou viaturas e pessoal e, passados três dias, todo o terreno estava limpo.
Pena é que continue a existir gente que não merece o sacrifício dos voluntários e da EMARP e continue a depositar resíduos nestes terrenos baldios .
Da EMARP o Marafado espera uma maior fiscalização e uma mão pesada para os prevaricadores.
Haja vontade em descobrir a proveniência dos lixos e os "porcos" passarão a pensar duas vezes antes de depositarem os seus resíduos em qualquer lugar.