domingo, 19 de junho de 2011

APONTAMENTOS DE PORTIMÃO 7



Livro das Sessões de Camara.

= Sessão de 11 de Abril de 1835 =

Oficio do perfeito interino d' esta Camara de 6... e se deliberou aprontar o edifício do Colégio dos Extintos Padres Camilos para se fazer Casa da Câmara, instalar o Tribunal de primeira instância, para as audiencias do júri, para escolas publicas, pedindo-se declaração sobre despezas necessárias para o reparo do edificio: mais se deliberou se indicasse o edificio do Convento que foi dos extintos Capuchos para Lazareto, aquartelamento de algum corpo de tropa, hospital e deposito em caso de franquias ou naufragios, considerada a pouca capacidade e falta de armazens da alfandega d' esta vila.

(continua)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

BANHISTA DESAPARECIDA?

Há um mês desapareceu de cima do seu pedestal a banhista.
O marafado pensa que terá caído ao rio e se terá afogado


Banhista é considerada uma das esculturas mais polémicas na zona ribeirinha.E por ser um figura popular nesta zona , pede-se a quem a encontrar que a volte a colocar onde sempre esteve.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Avª GUANÁRE PARAGEM AUTOCARROS!



Uma forma diferente de ver a paragem de veículos de transporte colectivo de passageiros com pintura no pavimento, baías de posição e chapa informativa de paragem de autocarros no passeio.


O Marafado








sexta-feira, 10 de junho de 2011

JARDIM BIVAR ESTÁ ESBURACADO!

Há um ano atrás elogiei o bom trabalho feito no jardim Bivar porque tinha sido colocada uma tampa nova num buraco que se encontrava aberto há mais de seis meses.

Hoje volto ao mesmo problema. Há muitos meses que se encontram partidas duas tampas no referido Jardim, dando mau aspecto e pondo em perigo quem por ali circula.

O Marafado espera brevemente ver este problema resolvido para poder voltar a enaltecer os responsáveis pelo bom trabalho prestado à comunidade.

O Marafado

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PASSEIO MAL SINALIZADO!

É na Avenida Guanáre, junto à paragem dos autocarros, que existe um passeio mal sinalizado.
O problema é que estão duas faixas mal sinalizadas ( no pavimento) e um estacionamento contíguo onde os automobilistas só se apercebem que não devem circular quando estão em cima do passeio ou espetados na árvore (ver foto).

O Marafado apela ao responsável pela manutenção e reparação das vias urbanas, que mande pintar o pavimento por forma a que não se circule na faixa de estacionamento e no canto do passeio se coloque uma baía de posição.

Este trabalho deve ser feito rapidamente a fim de evitar acidentes como aconteceram na semana passada.

sábado, 4 de junho de 2011

MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA!



É uma grande verdade que "Mais vale tarde do que nunca".

Desde 20 de Setembro de 2008 que o Marafado espera:

1º Que os passeios sejam rampeados.

2º Que seja colocada sinalização de aproximação de passadeiras.

3º Que as passadeiras sejam pintadas de branco.

Pouco foi feito, mas já foi alguma coisa. Conclui-se que valeu a insistência durante 33 meses para que estes trabalhos fossem executados.

Foram pintadas 2 passadeiras no Largo Gil Eanes. Muito mais há para fazer, mas pelo pouco que já foi feito, felicito o responsável pelo pelouro da manutenção e reparação das vias urbanas.

Aproveito para pedir ao Sr. José Francisco Sobral que não se esqueça de mandar executar o resto do trabalho.
Obrigado pelo bom trabalho executado , mas sabe a pouco...